sexta-feira, 27 de março de 2009

Juventude Democratatas faz protesto contra o acúmulo do lixo na cidade do Recife.



Por: Alyson Fonseca

A criatividade marcou o protesto da Juventude Democratas contra a situação caótica da coleta de lixo no Recife. Vestidos com camisas estilizadas com dizeres “Recifede, Por Recife Limpo”, cerca de 50 jovens levaram 100 sacos repletos de papel de jornal simbolizando o lixo que se acumula nas ruas da cidade por conta da ineficácia da Prefeitura. “Os 100 sacos simbolizam os cem dias de uma gestão marcada por trapalhadas como essa questão do lixo. A cidade inteira, sejam os bairros nobres ou a periferia, está tomada por lixo. Isso tem que acabar”, disse a presidente da Juventude Democratas do Recife, Daniela Leite.
Às 10h30 os jovens chegaram ao pátio externo da Prefeitura e descarregaram os sacos de lixo, para depois entoarem um “Parabéns para Você”, em tom de ironia, ao Prefeito João da Costa. Ao distribuir panfletos que alertavam para o caos do lixo no Recife, a militância foi saudada pela esmagadora maioria das pessoas que passavam pelo local. “Esse protesto é perfeito! O Recife está um lixo só! Vocês podem passar na minha rua para ver como está a coleta: horrível!”, disse a dona-de-casa Rosa Barbosa, moradora de Nova Descoberta. O comerciante José Durval de Araújo, que mora no Espinheiro, apoiou a iniciativa. “Nunca vi uma prefeitura tão ruim em matéria de recolher lixo. Se você rodar pela área das Graças e Espinheiro vai saber do que estou falando”.
A presidente da Juventude Democratas ressaltou que o grupo fez um giro por diversos bairros da cidade para checar como está a coleta. “Fomos da Zona Norte à Zona Sul e vimos a mesma situação de abandono. O Alto do Burity é o caso mais grave: lá não passa coleta há quinze dias”.
O protesto teve um tom pacífico e os jovens inclusive retiraram todos os sacos que trouxeram, “para mostrar como se limpa uma cidade”, lembrou Daniela Leite. Nesse momento houve um princípio de tumulto com guardas municipais que faziam a segurança da Prefeitura. “Ficaram dizendo que estávamos sujando a rua, mas se surpreenderam quando nós mesmos começamos a retirar os sacos”, completou a presidente.
Funcionários da produtora que faz as peças publicitárias da Prefeitura foram orientados a filmar os manifestantes, bem como alguns guardas municipais, que tiraram diversas fotos do protesto. “Não sei para que era, mas é no mínimo estranho ficar filmando e fotografando uma ação pacífica”, afirmou Daniela. Incomodada com o protesto, a Prefeitura acionou a CTTU para apreender o caminhão que transportou os sacos de lixo. Como o carro estava regular a apreensão não foi feita, mas os fiscais da CTTU aplicaram uma multa.
Com informações do DEM-PE

Nenhum comentário: